Formação de Agentes Ambientais
Oficinas do Projeto
Nesta seção serão apresentadas as oficinas de formação de Agentes Ambientais que contribuirão para uma gestão participativa de Unidades de Conservação, em especial a Floresta Nacional da Restinga de Cabedelo, a partir da disseminação de conhecimentos básicos associados à preservação destas áreas para que a comunidade local conheça mais a FLONA Cabedelo e como conservá-la. Afinal, "só se protege aquilo que se conhece".
OFICINA 1: LEGISLAÇÃO AMBIENTAL E UNIDADES DE CONSERVAÇÃO
Este vídeo 1 da série de oficinas de formação de agentes ambientais trata da Legislação Ambiental brasileira, destacando as principais leis associadas às Unidades de Conservação. É importante que todos tenham conhecimento da Legislação Ambiental para que entendam os seus direitos e deveres quanto à preservação destas importantes áreas.
Você já conhecia essas leis? Em que a oficina veio a acrescentar no seu conhecimento?
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
Material complementar do vídeo 1, referente à Legislação Ambiental Brasileira e Unidades de Conservação, da série de Oficinas de Formação de Agentes Ambientais.
Conheça o que são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a sua importância para garantir um futuro melhor para todos!
OFICINA 2: SERVIÇOS ECOSSISTÊMICOS E A CONSERVAÇÃO AMBIENTAL
Neste vídeo da Oficina 2, você vai aprender mais sobre os serviços ecossistêmicos, a sua classificação, sua importância para as áreas urbanas e a relação com a conservação ambiental.
Após entender os benefícios das áreas verdes para as cidades, você irá conhecer os serviços ecossistêmicos proporcionados pela Floresta Nacional da Restinga de Cabedelo, sendo estes destacados por classe.
Você sabia que a FLONA de Cabedelo é tão importante assim?
OFICINA 3: CONFLITOS SOCIOAMBIENTAIS NAS UC's, GESTÃO PARTICIPATIVA E A RESOLUÇÃO DE CONFLITOS
Nesta Oficina 3, explicamos o que são os conflitos socioambientais, os seus tipos e destacamos os conflitos socioambientais existentes no entorno da Floresta Nacional da Restinga de Cabedelo, mostrando os principais pontos de conflitos.
Para além dos conflitos, mostramos que é possível solucioná-los por meio de uma gestão participativa, sendo o Conselho Gestor uma das formas de gestão participativa, que permite a população ajudar na gestão das Unidades de Conservação.
Você conhece o Conselho Gestor da FLONA de Cabedelo? Já participou de alguma das suas reuniões?
OFICINA 4: A FLONA DE CABEDELO E A POPULAÇÃO DO ENTORNO
Encerramos nossa série de vídeo com a Oficina 4, em que entrevistamos alguns dos atores sociais que vivem no entorno da Floresta Nacional da Restinga de Cabedelo.
Dentre os entrevistados, tivemos a participação de João Paulo (morador e apicultor do Renascer), além do Suênio (presidente da ASMORE 2) e o Seu Zezinho (presidente da APMAR III). Eles nos contaram sobre a preocupação com relação à conservação da FLONA de Cabedelo.
Para saber mais, assista o vídeo!